sexta-feira, 25 de maio de 2012

Bienal do Livro De Minas

            
            A Bienal do Livros de Minas é um evento editorial que proporciona aos visitantes além de uma feira de livros uma vasta programação cultural, levando autores de renome a fim de aproximá-los do público. Muitos debates, atividades infantis, bate-papos, clássicos da literatura e autores independentes.      
           Procuro sempre participar, pois além de tudo que já falei sempre tem um material interessante  que as empresas doam como marcadores de texto, adesivos, revistinhas e objetos para montar.Uso com meus alunos, quando possível. A escola pública, apesar de vários investimentos, ainda carece muito de recursos. Nessa hora a criatividade do professor é essencial. 
           Nas versões anteriores da Bienal, eu apenas informei aos alunos sobre a existência dela.  Este ano a escola onde trabalho teve a satisfação de visitar  a feira com todos os alunos. A maioria foi e trouxe uma resposta bem positiva. Puderam andar livremente pela feira e também escolher e adquirir exemplares de livros e revistas.A experiência de interagir num ambiente onde o aluno mergulhar inteiramente no universo da leitura é bastante significativa.Principalmente porque para alguns foi o melhor incentivo ao hábito da leitura.Pedi a eles que a relatassem através da escrita de textos.

Meninos dentro do ônibus.

Aluna lendo revista.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Mensagem: Dia das Mães

Corações de Bruna Marques, Larissa de Jesus,
Camila Ferreira, Tamires, Luiz Fernando,
Juliana e Verônica . Alunos do 6º A
        
          Dia das Mães é uma data bonita! Para comemorar ensinei  uma dobradura de um origami de coração para  os alunos do sextos anos. Bem simples e qualquer pessoa consegue fazê-lo sem dificuldades. Depois os alunos criaram suas mensagens.Fiz uma pequena revisão, mas sempre algum detalhe escapa numa turma de 35 a 40 alunos. Os textos simples, mas tocantes. Mostram a sinceridade do coração deles. A criatividade da meninada  como sempre me impressiona!!! Depois de confeccionar o coração de diferentes formas. Criaram até um trevinho lindo! Usaram o origami como receptáculo da mensagem. Fotografei alguns. O diagrama do coração está no site Origami Club, que por sinal é riquíssimo em ideias .

Atividade de Geovane do 6º A

Atividades do Pedro e da Nathalia do 6º A


Atividades do alunos do 6º D.








Trevinhos de Bruno Penido 6ºA (branco),
Thales 6ºD (contornado de verde),
Heloane 6º A( verde) e coraçõezinhos do Pedro do 6ºA

Alunos dobrando o coração.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Uma dose de veneno

             Para discutir com os alunos sobre um grande mal que é praticado por muitas pessoas e por que não dizer nós mesmos.É a causa de diversas brigas na porta da escola e pela  vida afora. Escolhi um texto antigo, que não sei a autoria. Ele aborda  o tema de uma forma sutil.
Texto:

                                    Uma dose de veneno
 Falar sobre a vida alheia é, para  certas pessoas uma agradabilíssima diversão. Sentem um prazer todo especial em conhecer os fatos nos seus íntimos detalhes, para poder passá-los para frente – não  sem antes adicionar uma pequena  dose de veneno. Para dar um saborzinho especial ao comentário.
          Apesar de ser um hábito censurável, seus titulares não se intimidam, pois  encontram um público sempre ansioso,  e não  apenas  para ouvir, como para completar a história com observações ainda mais picantes. Além  de ser um passatempo bastante tolo, esse comportamento fomenta a inveja e estimula os pensamentos mesquinhos. Ao invés de elevar, rebaixa seus adeptos e admiradores a um nível medíocre, nada recomendável a pessoas de bom caráter. O pior de tudo é o alvo desse tipo de comentário é,  quase sempre, a pessoa que conseguiu o que  os outros não conseguiram. O sucesso obtido  por um, é invejado por muitos outros. A observação mordaz é o disfarce mais  comuns das piores  dores-de-cotovelo.
           Quando alguém procurá-lo com histórias assim, aproveite para “desativar  a bomba”. Inverta o tom da conversa, e responda  ao tom sarcástico com um sonoro elogio. Desconcerte o comentário maldoso com uma reação extremamente positiva. Vai funcionar. Você vai  fazer com que  a pessoa  reavalie seu comportamento, deixando  bem claro, mas com muita  diplomacia que esse tipo de atividade é incompatível com pessoas de bem.
Autor  desconhecido


Encontrado no Facebook