quarta-feira, 20 de junho de 2012

Plantio de mudas: Ipê Branco


            Os alunos do 6ºD fizeram o plantio do Ipê branco no dia 15 de junho.Houve uma solenidade com o cântico do Hino Nacional Brasileiro e depois a turma se dirigiu com o professor orientador para o local do plantio.É uma turma alegre e entusiasmada. Mesmo sem as ferramentas adequadas, todos muito ansiosos aglomeraram em torno da muda. Contribuíram colocando a terra no buraco e depois  pedras ao redor da mudinha.Regar foi algo minuscioso.O plantio do Ipê Branco chamou a atenção dos sétimos anos que estavam na aula de Educação Física.Todos ficaram da parte alta observando aquele evento singilar.
          Hoje, três dias após o plantio, pude observar o interesse da turma pela muda. Todos mundo que dar um carinho para ela regando, olhando, elogiando, enfim participando.Combinamos que a rega e outros cuidados serão feitos por ordem de chamada.Gosto desse sentimento maternal da classe.Espero que ela cresça e dê uma sombra gostosa e lindas flores para alegrar a vida dos futuros estudantes.



Cartaz confeccionado pela professora Elza de Ciências.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Plantio de mudas: Pau-Brasil

         Plantar é uma forma de praticar a sustentabilidade.Ganhei no dia 03 de junho duas mudas de árvores da fauna brasileira:Uma de Pau-Brasil e a outra de Ipê branco. A distribuição de 500 mudas foi realizada pela Sociedade do Boi Rosado, em comemoração à semana do Meio Ambiente. As mudas foram produzidas nos viveiros de Boi Rosado por mãos solidárias ao Projeto Plantar Rio +20: Mãos solidárias pela Terra Viva. 
          Fiquei muito satisfeita com a doação, pois gosto de plantar. Entendi que a escola seria o local mais apropriado para o plantio, pois muitos alunos e professores não conheciam o Pau-Brasil. O Ipê também causou bastante entusiasmo, pois é uma árvore conhecida dos alunos, que apreciam suas belas flores. Depois de decidido os locais em que ficariam, a escola realizou uma solenidade em cada um dos turnos e fez o plantio através das mãos das turmas (6ºD e 8ºA), que apadrinharam as árvores.Os alunos ficaram com a incunbência de cuidar das árvores e criar um pequeno jardim em volta das mesmas. Espero nos anos vindouros elas cresçam e sejam um símbolo de alegria e perpetuação da  vida para as atuais e futuras turmas.




Plantio do Pau-Brasil feito pela turma 8ºA.







sexta-feira, 15 de junho de 2012

Prática da Sustentabilidade

          
          É uma palavra que ouvimos com frequência, mas poucos entendem realmente a extensão de seu significado na atualidade. A sustentabilidade trabalha  com as ações humanas que ajudam na preservação do meio ambiente e também numa melhor convivência e atividades do ser humano. Há também a preocupação com o bem estar da geração atual e as futuras.
          Atitude, mais do que nunca essa palavra passou a ser necessária em nosso dia-a-dia. Vivemos em um planeta com mais de 6,5 bilhões de pessoas e os impactos sobre o ambiente nunca foram tão intensos. Ao mesmo tempo em que nosso patrimônio natural vem sendo exaustivamente utilizado, precisamos de atitudes que busquem contribuir para um ambiente ecologicamente equilibrado. E essas atitudes devem começar a ganhar força dentro de nossa casa. Trata-se, na verdade, de um trabalho de “formiguinhas” com o qual seremos capazes de modificar nossas ações, promovendo um ambiente saudável e formando uma enorme rede de pessoas ambientalmente conscientes.

Referência: Ebook Pratica de Sustentabilidade - Portal da Educação