quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Projeto Qualidade de vida:Teatro de fantoches 6ºano C


Galo e os pintinhos.





Meninas


Fantoches das outras histórias.


Tivemos a grande ajuda do professor Nilton na organização.

              O projeto Qualidade de Vida foi trabalhado por todo bimestre pelos professores da escola. Eu e a professora Rosana (Matemática) ficamos responsáveis pelo 6º ano C. Com esta turma em especial escolhemos fantoches feitos com caixa de leite longa vida revestidos de EVA colorido. Para diferenciar das outras turmas que fizeram os fantoches de papel.O palco foi improvisado com uma caixa de fogão colada e revestida de TNT. Deu bastante trabalho, pois os alunos precisavam de bastante assistência na confecção dos fantoches. Outro trabalho árduo foi a produção do texto etambém a escolha do que seria apresentado, pois não sobrou muito tempo para os ensaios como queríamos no início.O texto que achamos mais adequado foi o do grupo do Daniel, que conta a história de um pintinho gordinho que pede ajuda aos amiguinhos e a um sábio galo. Todos orientam o gordinho com sugestões e práticas para o emagrecimento. No final ele consegue emagrecer com saúde. Apesar de trabalharmos o discurso direto intensamente, houve muito uso do indireto na apresentação. Achei muito rica a experiência, porque todas as turmas mostraram ótimas produções teatrais, além da empolgação e alegria do diverso.
Como fazer o fantoche achei aqui.




segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Fantoches e Projeto Qualidade de Vida


             Qualidade de vida é um assunto bastante presente no cotidiano das pessoas atualmente.Diverso e curioso o tema habitou as aulas e atividades dos alunos da escola.Trabalhei a produção de texto no discurso direto e indireto.Os alunos primeiro produziram os diálogos . Bastante trabalhoso esse processo, pois o 6º ano teve muitas dúvidas sobre a estrutura do texto e a construção dos personagens no teatro. Li e reli os textos produzidos pelos meninos várias vezes.Depois confeccionaram um fantoche bem simples que achei aqui. Usamos bastante papel colorido,tesoura,cola e imaginação.Houve apresentação dos textos com a utilização dos fantoches e palco improvisado. Usamos um pedaço de tecido TNT segurado por dois alunos. Gostei muito dos resultados, pois os alunos interagiram bastante com o personagem que criaram.










sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Aneizinhos do 9º ano



             Os alunos do 9º ano criaram também suas variantes do anelzinho.Diferentemente dos 6ºanos  eles preferiram fazer adaptações com colagem. Até anel com rosa Kawasaki colada surgiu. alguns preferiram as desenhar fisionomias. Gostei muito da experiência de ensinar anéis e associar a questão da individualidade deles e de seus dobradores.



quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Aneizinhos 6º ano

Anéis de uma aluna do 6ºA

           Para trabalhar a diversidade e diferenças individuais, ensinei um anelzinho que encontrei num site chinês.Eu trouxe os papéis cortados na medida 7 por 16 cm aproximadamente, pois o anel dependerá mesmo do tamanho do dedo da pessoa.Os excessos de papel devem ser cortados para que um resultado seja bacana visualmente. Trabalhei com meus alunos do 9º ano e 6º ano.Alguns pegaram a dobra rapidamente e logo uma euforia se espalhou pela sala. Mais tarde por outras turmas.Os mais hábeis ensinavam aos outros. Eles aprendem mais rapidamente com o coleguinha.Depois pedi que colocassem uma marca pessoal no anel. Queria muito que fossem fisionomias, mas surgiram símbolos de super-herói, marcas,  apelidos e nomes dos meninos.

Anéis dos alunos do 6ºA

Anéis dos alunos do 6ºA

Anéis dos alunos do 6ºB
                    O diagrama eu achei num site chinês.Está aqui para quem quiser dobrar o anelzinho.