domingo, 9 de junho de 2013

Projeto Cultura da Paz


Foto do Google


       Esse é o projeto trabalhado na escola, cujo o tema é a paz. Decidimos que estudaríamos vários aspectos da violência para encontrarmos soluções possíveis para o problema. É um tema vasto e decidi ler e interpretar textos relacionados ao ambiente escolar como respeito e Bullying..

CULTURA DA PAZ
PÚBLICO ALVO
Alunos do 6° ano ao 9° ano
LOCAL DE REALIZAÇÃO
Escola, Transitolândia e excursões.
TEMPO DE DURAÇÃO
Seis meses.
JUSTIFICATIVA
O projeto Cultura da Paz terá duração de um ano, ou seja, será trabalhado durante todo ano letivo , com a primeira culminância do tema violência na escola, que será em  Julho 2013. A segunda culminância será na semana do transito   com o tema violência no transito.
OBJETIVO GERAL
Formar multiplicadores na área de Educação para Paz.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
     Fazer um trabalho de sensibilização com os alunos da escola, acerca dos valores éticos, morais, religiosos para que estes alunos sejam futuros multiplicadores e aplicadores destes valores. Mostrá-los as causas, conseqüências e principalmente como evitar a violência noTransito, em casa, no trabalho, na sociedade de um modo geral .Também oportunizar aos educadores da escopla um espaço de formação,capacitação,discussão teórica,dinâmicas grupais,trocas de experiências em vista de uma intervenção na realidade onde atuam.Possibilitará ainda a formação de promotores da cultura de paz e direitos humanos e o surgimento de uma rede de educadores para a paz engajados na defesa dos direitos humanos e na luta pela paz,capacitados como multiplicadores de ações pedagógicas para não violência.
OUTROS OBJETIVOS POR ÁREA
Linguagem Oral e Escrita
-Respeitar a maneira de ser de cada um, observando e respeitando as individualidades.
- Ter responsabilidade em relação as ações no sentido de trazer a cada um tranquilidade e respeito para com os outros.
- Reflexão sobre a paz na família, na escola e na sociedade.
- Leitura e reflexão sobre textos variados sobre a violência. A temática proverá a reflexão e mudança de condutas e atitudes que cooperarão para que exista paz e harmonia no ambiente escolar
- Escrita de textos e slogans sobre a temática.

Natureza e Sociedade
- Compreender a necessidade de desenvolver ações pacíficas como um o ideal de vida em sociedade.
- Trabalhar o Estatuto da criança e do adolescente, focando os direitos e deveres. Fazer entender que crime, violência e agressividade vem de comportamentos adaptativos e que se iniciam no âmbito familiar.

Artes visuais
- Compreender a dança como meio de desenvolvimento de valores e atitudes (afetividade), confiança, criatividade, sensibilidade, respeito às diferenças.
- Reflexão sobre o tema para que os alunos tenham um olhar crítico sobre as consequências da violência na escola. Trabalhar com um mural, dança, teatro. Filmes relacionados ao tema.

Música
- Identificar a música como possibilidade de superação de preconceitos.
- Compreender as relações sociais entre homens e mulheres através da musica.
- Conscientização através da expressão artística. (Paródias)

METODOLOGIA (Como trabalhar o projeto)
No primeiro semestre, o tema trabalhado será Violência na Escola.
Cada professor trabalhará em sala de aula com sua respectivas disciplinas, abordando o tema de forma lúdica , através de leituras, jogos, danças, canções, usando o construtivismo no dia a dia da escola.E a cada semana no projeto A Hora da Leitura será lido na hora cívica um texto sobre violência na escola e debatido em sala de aula com os alunos.Será ainda convidado palestrantes especializados no assunto.
No segundo semestre, o tema trabalhado será Violência no Transito.
Cada professor trabalhará em sala de aula com sua respectiva disciplina, enfocando o tema de forma lúdica, através de leituras, jogos, charges, e a escola promoverá uma visita técnica  na Transitolândia .e A cada semana na Hora Cívica será lido um texto sobre Violência no Trânsito e o mesmo será debatido em sala de aula.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada por meio de observações do envolvimento dos alunos com o projeto.