A Bienal do Livros de Minas é um evento editorial que proporciona aos visitantes além de uma feira de livros uma vasta programação cultural, levando autores de renome a fim de aproximá-los do público. Muitos debates, atividades infantis, bate-papos, clássicos da literatura e autores independentes.
Procuro sempre participar, pois além de tudo que já falei sempre tem um material interessante que as empresas doam como marcadores de texto, adesivos, revistinhas e objetos para montar.Uso com meus alunos, quando possível. A escola pública, apesar de vários investimentos, ainda carece muito de recursos. Nessa hora a criatividade do professor é essencial.
Nas versões anteriores da Bienal, eu apenas informei aos alunos sobre a existência dela. Este ano a escola onde trabalho teve a satisfação de visitar a feira com todos os alunos. A maioria foi e trouxe uma resposta bem positiva. Puderam andar livremente pela feira e também escolher e adquirir exemplares de livros e revistas.A experiência de interagir num ambiente onde o aluno mergulhar inteiramente no universo da leitura é bastante significativa.Principalmente porque para alguns foi o melhor incentivo ao hábito da leitura.Pedi a eles que a relatassem através da escrita de textos.
Meninos dentro do ônibus. |
Aluna lendo revista. |