O tema escolhido para primeiro bimestre foi Valores e Cidadania. Falar de valores é algo muito diverso, pois cada família e sociedade constroem os seus. Acredito que determinadas condutas realmente ajudam na formação da criança e adolescente preparando-os para exercer a cidadania na nossa sociedade.
As professoras de Língua Portuguesa do sextos anos (Andréa e Márcia) e sétimos anos (Luzia) resolveram utilizar as fábulas, pois são textos ricos em ensinamentos e reflexões.A primeira que trabalhei foi a lebre e a tartaruga. Fiz leitura, interpretação oral e escrita da fábula. Depois sugeri que lessem interpretando os personagens. Após o estudo do texto, finalizamos com dobraduras do coelho e da tartaruga. Escolhi outras duas fábulas e um apólogo.
Esquemas para quem quiser se aventurar...
Tartarugas dos alunos Mozart, Laiane, Heloísa, Tatiane, Emily, Stephane, Thainá, Amanda e Larissa do 6º D. |
Esquemas para quem quiser se aventurar...
Que bacana o projeto... fábulas é uma forma bonita e poética de falar sobre valores. bjs
ResponderExcluirObrigada keila!!! Concordo contigo, pois as fábulas conseguem de uma maneira simples as consequências dos atos e promovem reflexões.Muito obrigada!
ExcluirOlá, amiga. Queria saber um pouco mais sobre o trabalho da sua escola. À propósito, é uma escola pública? Queria muito que você fizesse um post explicando como é o funcionamento pedagógico da sua escola.
ResponderExcluirComo são criados os projetos? Em grupos? Interdisciplicarmente? Por turmas? Por níveis?
Todo o trabalho pedagógico é realizado por meio de projetos, ou eles são feitos paralelamente às aulas que atendem ao currículo?
Como, quando e sob quais justificativas são escolhidos os temas dos projetos? Quala duração deles? A comunidade se envolve de alguma maneira? Como?
Como os conteúdos disciplinares são envolvidos durante a realização dos projetos? Como os alunos são avaliados nesse processo?
Enfim. Nos explique melhor como é realizado na sua escola esse trabalho tão significativo.
Desde já agradeço. Abraços.
PS: quando criar o post me dá um toque.