quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Peça musical Pedro e o Lobo

           
             Tive a oportunidade de assistir juntamente com os alunos a peça musical Pedro e o Lobo no Centro Cultural do São Geraldo. Para nossa surpresa havia uma orquestra linda ocupando parte  do salão.A programação fazia parte dos Concertos Didáticos nos Centros Culturais de Belo Horizonte. Era a Orquestra Sinfônica da Escola de Música de Nova Lima, cuja a regência estava na responsabilidade do Maestro Edilson Rocha.
         Aproximadamente 100 alunos sentaram-se para ouvir, ver e conhecer a orquestra.Um mar de sensações. Belos e reluzentes instrumentos diferentes representavam os personagens da história. O regente nos apresentou toda a história que seria executada através dos sons das corda, flauta, oboé, clarinete,fagote e trompa, tímpanos e percussão.Antes da execução da peça, o regente chamou um dos alunos para reger. Ele queria nos fazer entender sobre a importância de entender a notação musical, ritmo e outros conhecimentos para se obter uma música agradável. O aluno  Mozart (6ºanoD), foi convidado pelo maestro para que experimentar a regência da orquestra por uns minutos. Um pouco tímido no início, mas depois bem desinibido ele pegou a varinha e puxou o som à sua maneira. Engraçado e ao mesmo tempo cativante, pois quando a desarmonia criada por ele nos foi bastante agradável. Recebemos também um roteiro todo colorido para acompanharmos tudo.
           Para meus alunos foi riquíssima e agradável experiência, pois o contato com uma orquestra e seus instrumentos não eram conhecidos pela maioria dos meninos.Um deles relatou que a escola poderia sempre proporcionar a ele experiências tão gratificantes como esta. 

O aluno Mozart regendo a orquestra. Foto autorizada pelos pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Seja bem-vindo sempre!