segunda-feira, 19 de março de 2012

Cartum do Quino

 
           Quino é um dos cartunistas sul-americanos de grande repercussão no cenário mundial, principalmente pelas tiras de jornal e histórias em quadrinhos da famosa personagem Mafalda. O cartunista argentino expressou a opinião dele em relação aos rumos da educação e valores da atualidade através do cartum. Pode-se abrir  uma discussão sobre a responsabilidade da família perante a formação do indivíduo. Complicado, pois há famílias tão diferentes hoje. E o conceito  tão diverso sobre o que são valores! Achei o desenho na internet. Bom para se divertir, mas também para refletir.





              Para saber um pouco mais sobre a vida de Quino:
              http://www.quino.com.ar/
              http://mundoquadrinhos.blogspot.com.br/2008/01/criador-de-mafalda.html





31 comentários:

  1. Valores da sociedade:a sociedade d ehoje em dia esta muito avançada eles não querem saber mais de ir apé a lugares elas não querem usar o celebro eles não querem saber de culturas contado humano agora tudo e celular tudo e computador e internet tudo e carri ou moto.Preferem dinheiro são muitos pregisosos a educação em casa e muito inportante.E inportantee inportante encinar para nossos filhos que tudo não e internet a mairia dos adolescentes.E inportante encinar a vida desde cedo por que a vida não e facil.leonardo juan filipe

    ResponderExcluir
  2. Ei meninos do grupo do Leonardo!Achei o primeiro período do texto extremamente longo, fato que prejudicou a transmissão das ideias.Não fizeram a revisão do texto como foi solicitado nas aulas e por isso o texto está cheio de erros ortográficos e de concordância. Sempre que escreverem um texto, procurem fazê-lo com atenção para que o resultado seja atrativo e interessante para o leitor.Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. EDUCAÇÃO EM CASA
    A educação em casa é muito importante, porque através dela que nos ganhamos personalidade para valorizar nossas escolhas.A maioria dos pais devem saber a hora certa de conversar com seus filho sobre sexo e outros assuntos,porque uma criança não precisa saber destes assuntos a viver uma bem.Mais o que Quino quis dizer e que os pais estão ensinando seus filhos de forma errada.
    Turma: C
    Alunos: bruno,João Pedro, Marlon ,Heitor,Rulho,Dieson .

    ResponderExcluir
  4. Meninos do grupo do Bruno. Gostei do enfoque que vocês deram à importância da educação familiar. Também disseram que ela pode influenciar na formação do caráter e personalidade do indivíduo.Acredito que as crianças podem receber orientação sexual adequada à idade delas sim. Há pais, que ao contrário do exemplo no cartum, se preocupam com os filhos e ensinam valores bem. No fianl do texto tive a sensação que vocês generalizaram, ou seja, incluiram todos os pais sem exceção.Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  5. O blog está lindo...
    Quino é sempre atual. Mafalada é a minha verdadeira "mãe".

    Um grande abraço para todos os alunos do Juquinha. Saudades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Keila!Tudo isso é possível graças a sua ação de multiplicadora do conhecimento!Um grande beijo!

      Excluir
  6. professora adorei seu blog continua assim depois eu vou postar o trabalho so falta uma revisao.Ester Aianny 9°B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio Ester!!!Deu pra ver que só falta uma revisão.Um grande beijo!

      Excluir
    2. É Ester você falou que iria postar o do nosso grupo e nem posto !!!


      'Túlio Marques 9ºB

      Excluir
  7. OS VALORES DA SOCIEDADE ATUAL

    A sociedade tem um grande poder na construção de valores.Entretanto pode transmitir alguns ensinamentos errados aos seus futuros cidadão.
    Alguns pais ensinam aos seus filhos a não se esforçar para andar,e sim usar um carro.Nem para estudar e ler,já ir direto ao computador,copiar textos.Não precisa conversar só usar a tecnologia,o celular.É para aprender um pouco da cultura do mundo do seu pais assistindo televisão.
    Não amar ao próximo mais a si mesmo,e jogar no lixo a honestidade e as ideias.
    Dizer que o dinheiro é deus e que é tudo.Ele não é tudo,por que quando o menino crescer será difícil mudar a maneira de ser dele.
    Sera uma pessoa sem amor,sem carinho e sem honestidade.


    Ass:Liniker

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Liniker!Você conseguiu captar bem a essência da mensagem.Gostei bastante da introdução do texto e conclusão. O desenvolvimento precisaria ainda de alterações.Apesar de termos olhado o seu texto na sala de aula, ele ainda ficou com alguns erros de ortografia.Com a prática do ato de escrever, melhorará.Muito obrigada!

      Excluir
  8. A IMPORTANCIA DE APREDER
    SOBRE A VIDA

    O CARTUM FALA SOBRE OS VALOES DA SOCIEDADE ATUAL
    A TRANSMISSÃO ATRAZES DA FAMILIA.O MTEXTO MOSTRA HÁ NECESSIDADE CONSCÊNTIZAÇÃO PARA FAZER AS COISAS BOAS OU
    RUÍM.NÓS TEMOS TER OPINIÃO PRÓPRIAS PARA COM TUDO QUE ACONTECE EM NOSSO REDOR.COMO EXEMPLO ÀS VEZES ACHAMOS QUECARRO É PERNA E NÃO É,QUE O COMPUTADO É CELEBRO,MAS VOCÊ TEM QUE APRENDER MEXER NELE.QUE O CONTANTO HUNANO É O CELULAR, ELE É SÓ MAIS UMA COISA DESSA GERAÇÃO,DEVEMOS DE MAIS DIALOGO ACIMA DO CELULAR, QUE TELEVISSÃO É CUTURA E NEM SABEMOS O QUE CULTURA DE
    VERDADE.
    QUE DINHEIRO É DEUS,E COMPRA A HONESTIDADE; MAS É MENTIRA,NÃO COMPRA NADA (HONESTIDADE,MORALIDADE,FELICIDADE).TAMBÉM TEMOS QUE AMAR O PRÓXIMO, POR QUE SOZINHOS NÃO SOMOS NADA NESSE MUNDO.NÃO DEVEMOS SER
    ORGULHOSOS.AMA AGENTE MESMO.
    NOMES:BIANCA ESTEFANE, GABRIELLE STEFFANI ,RAYANE STEPHANE,LUIZ CARLOS VITOR,AMANDA
    LORENA.
    9°B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao ler o título do texto tive a sensação de que seria muito interessante, porém ele precisaria de revisão.Muitos erros gritantes de Português. Pedi que tivessem bastante cuidado com a questão da ortografia.Por que usaram só maiúsculas?Apesar dos deslizes, conseguiram entender a intenção do autor.Obrigada!

      Excluir
  9. PERNAS-Hoje em dia as pessoas não se preocupam em andar para um lugar longe para entregar uma carta ou,um presente por que existem os carros e motos para fazer isso.
    CÉREBRO-Atualmente o ser humano não usa sua capacidade cerebral para pensar,os demais usam o google para pesquisar algo de quaisquer assunto.
    CONTATO-HUMANO-A maioria das pessoas não se comunicam pessoalmente(trocar ideias entre si(.
    CULTURA-Nos dias de hoje a cultura para as pessoas não é o artesanato,tradições e o folclore,hoje cultura para é pornografia.
    TURMA:9ºB NOMES:JONATHAN E VITÓRIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninos do grupo do Jonathan.Onde está a introdução do texto???E a conclusão???Escreveram tópicos dos quadros do cartum, mas não colocaram uniformidade na produção.Numa próxima oportunidade, espero que o façam. Obrigada!

      Excluir
  10. Atualmente na sociedade, as pessoas se apegam muito aos bens materiais e se esquecem dos valores fundamentais para uma boa formação. Tais como: respeito, educação, ética, cidadania, entre outros. No cartum, a personagem retrata a realidade com humor, ensinando a criança a conviver na sociedade moderna mesmo que isso as veses possam ser anti-ético e imoral. Apesar de que o assunto seja retratado com humor, é um assunto extremamente sério, e é importante darmos importancia a esse tema. (9B, bruno willian)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Bruno Willian!Concordo contigo que uma boa formação é um valor fundamental.O texto não é extenso, porém o assunto está bem colocado. Observa-se a introdução, desenvolvimento e conclusão. Numa próxima atividade tenha cuidado com a ortografia.Muito obrigada!

      Excluir
  11. O cartum mostra como a sociedade é hoje em dia.Os pais educam seus filhos e ensinam a eles serem egoistas e preguiçosos.Os ensinamentos que eles transmitem são que a criança crescam aprendendo que o carro sao pernas e o seu cérebro é o computador e ele em vez de ensinar o filho a interagir com a pessoa de frente,que ela usa o celular,o que sua cultura seja o programa de televisão.E ensinam que deve amar apenas a si mesmo,e suas ideias,moralidade e honestidade não valeriam de nada para ele que podia ser jogados no lixo.E o seu DEUS ao em vez de ser aquele que criou o universo seja o dinheiro,e no final o pai fala para o filho que é importante ensinar sobre a vida desde cedo.A minha opiniao o filho será uma pessoa mau educado sem amor e compaixão pelo proximo mais não sera culpa dele ser assim e a culpa dos pais pelo mau ensinamento que eles deram para os filhos




    nomes: turma:9 b
    Priscila Delfina
    Thais Cristina
    Sara Gonçalves
    Geisiane Nunes

    ResponderExcluir
  12. O cartum mostra como a sociedade e hoje em dia.Os pais educam seus filhos e ensinam a eles serem egoistas e preguiçosos.Os ensinamentos que eles transmitem sao que a criança crescam aprendendo que o carro sao as pernas e o seu cerebro e o computador e ele em vez de ensinar o filho a interagir com a pessoa de frente ele usa o celular e que sua cultura seja um programa de televiao.E ensinam que ele deve amar apenas a si mesmo e suas ideiasmoralidade e honestidade nao valeriam de nada para ele que podia ser jogada no lixo.E o seu DEUS ao em vez de ser aquele que criou o universo seja o dinheiro.No final o pai fala para o filho que e importante ensinar sobre a vida desde de cedo.A minha opiniao o filho sera uma pessoa mal educado sem amor e compaixao pelo proximo mas nao sera culpa dele ser assim e culpa dos pais pelo mal ensinamento que eles deram para os filhos.


    NOMES: THAIS CRISTINA GEISIANE NUNES SARAH GOÇALVES PRISCILA DELFINA 9ºB

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas do grupo da Thaís.Não são todos os pais que ensinam aos filhos a serem egoístas e preguiçosos.Muitos estão lutando para que os filhos sejam boas pessoas e futuros cidadãos honestos.Porém o cartum mostra a mudança de valores de uma parcela da população que pode influenciar o todo.Cuidado com a concordância verbal, acentuação correta das palavras e também ortografia, pois muitas palavras ficaram incompletas no momento de transcrever o texto para a postagem.Captaram a ideia principal do autor. Muito obrigada.

      Excluir
    2. De nada!!
      fessora mais voce nem falo se gosto ou nao!
      ass priscila 9 b

      Excluir
    3. EDUCAÇAO
      O MUNDO ESTÁ CAMINHANDO PARA SUA DESTRUIÇAO,POIS SEM VALORES VERDADEIROS,NENHUMA SOCIEDADE SOBREVIVE.
      AS PESSOAS ESTÃO SENDO COLOCADAS UMAS CONTRA AS OUTRAS E ENSINADAS
      Á SÓ PREUCUPAR CONSIGO MESMO.UM MUNDO SEM OS VALORES DIVINOS, NECESSARIAMENTE ENTRE EM CONFLITO E SE DESTOI.
      ANE CLEIDE WELLIGNTON TAMARA CAROL INGRID.

      Excluir
    4. Meninos do grupo da Ane Cleide.Abordaram de forma simples e objetiva o tema. O mundo realmente caminha para uma mudança que parece catastrófica.Sempre existem as pessoas que cultivam bons valores e os repassam para seus descendentes. Alertei vocês sobre o uso da letra maiúscula.Também não fizeram um revisão ortográfica do texto.

      Excluir
  13. PERNAS-Nos dias de hoje os pais estão ensinando aos filhosque eles não precisam mais dificuldade para chegar em algum lugar,pois hoje existi carros e motos para fazer isso.
    CÉREBRO-As pessoas não leêm mais livros,joirnais ou revistas,por que existi uma tecnologia muito avançada o cérebro eletrônico.
    CONTATO-HUMANO-Agora as pessoas não precisam viajar dias ou horas para entregar uma carta para fazer contato-humano,hoje existi o celular,fixo ou até mensagem de texto.
    CULTURA-Cultura não é como antigamente pois cultura eram coisas artesanais,cultura para o homem é mulher com bumbum grande e para mulher um homem forte.
    QUEM AMAR-Agora as pessoas estão ficando mais egoístas pois ficão pensando nelas mesmas.
    IDEAIS MORALIDADE E HONESTIDADE-ATUALMENTE as pessoas estão jogando suas honestidade e moralidade no lixo,por que as que tudo está em suas mãos.
    DEUS-Quase todas as pessoas acham que dinheiro é deus,o dinheiro pode comprar tudo mas não pode comprar DEUS.
    É IMPORTANTE ENSINAR SOBRE A VIDA DESDE CEDO,NÉ?-Pois as mães tentam ensinar os filhos desde de cedo oque é certo e o que é errado mas mesmo esse tipo de educação nem sempre é totalmente correta.
    TURMA-9ºB JONATHA.V,NATÁLHA e VITÓRIA.

    ResponderExcluir
  14. desculpe o atraso:Na sociedade de hoje em dia as pessoas não dâo valor aos conceitos essenciais.Só querem saber devida fácil.O mauuso da tecnologia e a falta de bons modos.No futuro serâo afetadas pessoas que forem criadas iguais ao bebê do cartum,porque podem se tornar egoístas e achar que cultura simlismente é sentar na frente da televisão e assistir novelas,que o cérebro é o computador e jogar a honestidade na lata do lixo.

    Ester,Tulio e Milene 9°B.

    obs:A Mariana não fez o trabalho.

    ResponderExcluir
  15. Meninos do grupo da Ester.Foram bem objetivos e simples nas colocações.Não foram claros,, entretanto em "Só querem saber da devida fácil."Com certeza pessoas que forem criadas da forma que a criança foi, serão egoístas e maldosas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  16. DEINHA;omeu tempo ta acabando depois eu posto alguma coisa aqui, eu adorei todo os comentarios.

    beijos(gabi9C)

    ResponderExcluir
  17. hoje em dia com tanta evolucão,tecnologica vem modificando a cultura e educação de varios país onde pessoas perderam o costume de andar de bicicleta ou com as proprias pernas para usar carro que alem de não trazer beneficios para o corpo,poluir o ar trazendo dradticas consequençias.Pessoas de varias idades usam o conputador como cerebro mais com certesa não e bom vc esta tirando o a sua oportunidade de aprender e conhecer.Fica a dica?podem tir tudo de vc mais o aprendisado basta ter e usar.Quem amar?fica a dica e nessesario se amar antes de tudo e todos ou de qual quer outra pessoa,mais amar outras pessoas torna avida mais facil, alegre e divertida.

    ResponderExcluir
  18. deinha adoro seu trabalho agradeso sua paciencia comtinue asim vc e demais beijos amanda gabi brenda 9:c

    ResponderExcluir
  19. deinha es quesi de escreve o nomes amanda gabi brenda

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Seja bem-vindo sempre!