sábado, 10 de março de 2012

Livro David Copperfield de Charles Dickens

          Começamos o ano letivo de 2012 com a leitura do clássico  de Charles Dickens, David Copperfield. É uma adaptação do original que possibilita o conhecimento  do estilo do autor, que é um dos principais autores da literatura inglesa.Depois da leitura do livrinho em sala, formulei algumas questões que foram respondidas em sala de aula sob a forma de questionário e em especial postei uma para que os alunos opinassem sobre elas.
          Que personagem no livro foi bem marcante para vocês e por quê? Aguardo suas postagens!Abraços a todos.

31 comentários:

  1. Uriah Heep

    Uriah,um homem de negócios,que trabalhava para o Sr. Wickfield,onde David se apaixona por Agnes,filha do Sr.Wickfield,Uriah,estudava direito,muito estudioso,homem de bem,se preparando para assumir parte dos negócios do pai de Agnes,Sr. Wickfield.
    O verdadeiro Uriah Heep não é só um homem correto,mas um homem que cometeu um crime,sufocando-o resolve falar para o Sr. Copperfield.Sr. Micauber,Sr.Trotwoud.Uriah Heep era um ladrão,roubava dinheiro dos negócios do Sr. Wilckfield,Uriah devolveu todo o dinheiro de cada pessoa,mas ninguém deixou esse problema quieto,consegui provas para incriminar Uriah Heep,o Sr.Wickfield,acabando Uriah Heep preso.

    Grupo:André,Gabriel,Jéssica,Deisiane e Júlio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei meninos do grupo André, Gabriel, Jéssica, Deisiane e Júlio!Achei muito bacana que vocês escolheram um personagem antagonista(vilão). Muita gente não gosta dos malfeitores, mas eles são importantes nas histórias.Captaram as informações essenciais de quem e o que fez Uriah Heep. Ao escreverem um texto deve-se evitar a repetição de palavras e nomes como por exemplo Uriah Heep.Vocês poderiam colocar pronome pessoal ele.Também tomarem cuidado no uso excessivo de vírgulas.Darei um desconto para vocês, já que estudaremos o uso dela durante o ano.Criar períodos mais curtos ajuda bastante, porque erramos menos.Achei o segundo parágrafo muito extenso.Um abraço e obrigada pela postagem.

      Excluir
  2. Respostas
    1. Ei Joaozinn!!!Que bom que gostou do livro!Sei que estamos no ambiente da internet e muita gente não liga para o Português culto.Sabemos que ele é importante e respeito também a variante linguística do "internetês".Obrigada pelo Chique e sempre comece com letra maiúscula.Depois quero informações sobre seu blog para criar um link.Um grande abraço!

      Excluir
  3. agenti gosto do personagem david pq a historia dele e muito legal e uma historia tipo uma superaçao , o pai dele morreu antes dele nacer e ele tmb naceu numa sexta feira treze e as pessoas acreditavao q ele iria conversa com espiritos e algu mais. ass: adriano junior weslley cristiano mateheus henrique vitor giovane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei meninos do grupo do Adriano!Antes de postarem o texto, vocês deveriam verificar a ortografia e sempre fazerem uma boa revisão do texto.Trocar a gente por nós. Nomes próprios são escritos com letra maiúscula!Exemplo:David, Adriano e outros.Esqueceram de acentuar muitas palavras.O verbo é nascer e não nacer.Evitar abreviaturas como q,ass, pq e outras.Como combinamos que o Português culto seria usado nas postagens.Para aprender, às vezes erramos.Tenho certeza que em outra oportunidade vocês se sairão melhor.Obrigada e um abraço!

      Excluir
  4. Os personagens favoritos do meu grupo sao betsy por sua fibra moral
    e david copeerfild por seu pecimismo carater (9aluis fernando)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luis Fernando!Betsy e David Copperfield são nomes próprios e por isso devem começar com letra maiúscula.Cuidado com as questões da ortografia!!Pessimísmo? Quando na história lida David era um péssimo caráter ou pessimista?Quem são os componentes de seu grupo e de que sala você é?Sempre antes de postar você deve analisar o que escreveu.Obrigada pela postagem.

      Excluir
  5. O David e o Steeforth.

    O David por tudo que ele passou.Steeforth por ser seu amigo e ter ajudado no futuro quando colocaram um papel nas costas de David escrito "cuidado,ele morde" que o deixou uma sensação de criminoso e foi Steeforth que o ajudou nessa hora...
    Cleber,João Victor e Allison.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi que vocês valorizaram a amizade entre os dois personagens.Com o desenvolvimento da narrativa muita coisa muda na relação dos dois e acho quer poderiam ter explorado mais este aspecto no texto.O texto não contém erros, mas falta profundidade mo desenvolvimento. Muito obrigada pela postagem.

      Excluir
  6. vamos falar sobre DAVID COPPERFIELD :sua historia começa em uma noite de sexta-feira 13, logo no inicio já foi rejeitado por sua tia avó,toda sua vida foi muito conturbada,sua mãe e sua baba lhe dava muito amor e carinho.quando sua mãe faleceu,foi muito maltratado por seu padrasto com quem sua mãe se casou,mas ele fugiu e começou uma nova vida e teve um grande amor que se chamava Dora e se casaram mas ela morreu, mas com o passar do tempo conheceu um novo amor e se casarão e foram muito felizes.

    9D GRUPO:MICHELLE E LAIZA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele e Laiza.Ao ler seu texto tive a sensação de rapidez. Parece mais um resumo, que mesmo a opinião sobre um personagem favorito.Acho que poderiam fixar num só aspecto como os amores que ele teve na vida e falar das emoções que ele viveu.Eles casaram e não casarão.Textos sempre começam com letra maiúscula.Depois do ponto também letra maiúscula.Obrigada pela postagem

      Excluir
  7. David Copperfield

    David era um menino humilde,vivia com sua mãe e sua babá Peggoty.Nasceu órfao de pai que morreu seis meses antes dele nascer.
    Durante a sua vida,David sofreu maus tratos por várias pessoas a sua volta.
    Seu padrasto colocou num reformatório desses que você fica praticamente todos os dias e só sai aos finais de semana,e em seguida a mãe dele morreu.Então ele resolveu fugir para procurar sua tia Betsey.Estudou Direito,mas mudou de idéia e decidiu ser escritor.se casou com Dora,mas ela morreu,pois estava muito doente.Depois se casou novamente com Agnes,com quem foi muito feliz.

    Grupo: Ana Luiza Souza,Brenda lulu,Joseph Cícero,Thaynara Gabriele
    Turma: 9°A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei meninos do grupo da Ana Luíza!O texto está simples e bem escrito, apesar de alguns erros de ortografia (órfão e ideia) e colocação pronominal (Casou-se).Gostaria que vocês tivessem desenvolvido o texto sobre algum aspecto particular da vida do David como os amores, o nascimento e outros.Procurem evitar o estilo resumo da obra.Obrigada pela postagem.

      Excluir
  8. Olá ! Eu Samara e meus amigos Kerolaine,Bruno e Victor,somos alunos da escola Estadual Juquinha de Almeida e estamos cursando o 9º ano A do ensino fundamental. Estamos aqui,para deixar nossas opiniões sobre este belo livro. Bom ,o personagem que nós mais gostamos foi David Copperfield,pois ele teve uma vida muito sofrida e nem por isso deixou de lutar pela sua felicidade.Durante sua vida ,David trabalhou como um escravo e a única solução para consolo ,foi morar de favor, com a família do Sr. Micawber, um homem bondoso. Após algum tempo morando de favor ,Micawber é obrigado a mudar para o interior ,e David sem outra opção decidiu-se fugir. A pé, enfrentando fome e frio, ele chega a casa de sua tia Betsey Trotwood parecendo um mendigo. Contente com a chegada de seu sobrinho ,Betsey decide adotá-lo. Durante todo este processo ,David enfrenta vários obstáculos e ainda sim consegue vencê-los. Ele se apaixona por Dora,casa-se e depois de algum tempo sua esposa fica com problemas de saúde,mas antes de sua morte, ela pede Agnes que cuide de David. Triste com a morte de sua amada,ele decide viajar para Europa e se tornar um escritor famoso.David volta para casa e confessa sua paixão por Agnes. Os dois se casam e ele termina a história feliz, ao lado de seu verdadeiro amor e fazendo muito sucesso como escritor.

    ---> Kbôw !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei meninos do grupo da Samara!Gostei muito da apresentação de vocês na escrita do texto!Vocês conseguiram demonstrar uma opinião sobre o personagem com autenticidade.Consegui captar não só a história do David, mas a essência do que foi aprendido por vocês através da leitura do livro. Houve do uso inapropriado de algumas vírgulas. Por exemplo separando o sujeito do restante da oração e também a construção de períodos longos.Apesar disso gostei da construção das orações e como vocês colocaram as palavras, pois percebi que procuraram acertar.Olha o "internetês" no final!!!Obrigada pela postagem

      Excluir
  9. Nós achamos o personagem David Copperfield bom, e falaremos dele, ele foi uma pessoa muito vitoriosa que acabou bem na vida.
    Ele nasceu na sexta-feira treze, todos falaram que iria se dar mal na vida.
    Ele estudou e formou e trabalhou, quando se casou com a primeira mulher ela ficou muito doente e morreu, passaram os tempos e ele se casou de novo e se deu muito bem na vida.

    GRUPO:Eduarda, Thays, Raiane, Larissa e Gerlaine

    Turma:9D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Meninas do grupo da Gerlaine! Quando li o texto tive a sensação de resumo.Gostaria mais de uma opinião interpretativa sobre o personagem escolhido.Deveriam analisar mais o texto em sala de aula, antes da postagem. Em "falaremos dele, ele" depois da palavra dele colocariam um ponto final. Repetição em excesso do pronome pessoal ele.Errando que se aprende mesmo. Obrigada pela postagem.

      Excluir
  10. Ana luiza,Renata,Paulo,Edson
    GOSTARIA MAIS DE ALGUMA OPINIAO INTERPRETATIVA,SOBRE O PERSONAGEM A QUAL NAO FALAREMOS.NOS ACHAMOS O PERSONAGEM COPPERFIELD UM PERSONAGEM MUITO BOM POREM NAO COEMENTAREI MUITO SOBRE O LIVRO POIS NAO CONSEGUIMOS, LER O LIVRO TODO,POIS ACADA MOMENTO QUE IRRIAMOS LER ERRA CAPITULO DIFERENTE.FORRA ISSO AS PARTES A QUAL LEMOS FOI BASTANTE OTIMO OS CAPITULOS FORAM MUITO INTERESSANTES.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninos do grupo da Ana Luiza.Na internet, evita-se o uso de texto escritos apenas com maiúsculas, pois significam gritos na comunicação.Sempre usem a forma tradicional de escrever.O livro foi lido em sala de aula, mas devido às faltas na escola e desinteresse, não captaram a essência da história e do personagem.Muitos erros ortográficos e também de concordância. Ao ler seu comentário tive a sensação de uma atividade feita às pressas, sem muito interesse e apenas para constar.Errar faz parte do processo de aprendizagem, mas desejar aprender acima de tudo é importante.Obrigada.

      Excluir
  11. A historia de David Copperfield nos emocionou muito, por isso escolhemos tres personagens que nos chamarao atençao.
    A primeira personagem é Peggoty que foi uma grande baba, sempre cuidou de David, mesmo quando sua mae havia falecido, e quando nao trabalhava mais la.Ela foi como uma mae para ele, ja que asua havia falecido quando ele era criança.
    Ja a segunda é atia Betsey que no gostava de David pelo fato dele ter nascido menino. Quando David a procuro pra falar das maldades do seu padrasto, ela o acolheu e cuidou dele>
    E a nossa ultima personagem é Dora, que foi muito corajosa, era casada com David mais acabou falecendo com poucos meses de casamento, antes de morrer Dora pediu para Agnes ocupar seu lugar,é muito dificil dizer isso, mas Dora ja sabia que Agnes amava David e por isso lhe fez esse pedido.
    9 ANO A:
    ANA LUIZA SILVA
    JENNIFER KELLY
    LUA ALVES DE SOUZA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninas do grupo da Ana Luiza Silva!Gostei muito do fato de que escolheram mais de uma personagem e que todas elas fossem mulheres.Elas são muito significativas, marcantes e fortes na vida de David Copperfiled durante toda a narrativa.O texto está simples, mas o conteúdo expõem bem a atuação de cada personagem na vida do rapaz.Grafar com cuidado e não se esquecer do til(~) nas palavras onde era aparece.Os acentos são importantes também. Como o registro do comentário é no Português culto como combinamos, esses detalhes não devem ser esquecidos.Muito obrigada!

      Excluir
  12. PEGGOTTY
    Nascida em yar mouter, Peggotty era baba de David Copp Erfild. Além de baba era grande amiga de David.
    David Copp Erfield nasceu em uma sexta feira 13, nasceu órfão de pai.
    Mais ainda quando era menor sua mãe casou-se novamente com o senhor Rudstone um homem muito agressivo com os mesmos.
    Depois de perder sua mãe vedo-se obrigado a sair pelo mundo,o que acaba-lhe proporcionando muitas aventuras.
    Em uma dessas viagens encontrou Dora com quem se casou por alguns anos
    Mais depois de uma forte doença Dora faleceu.
    Mas David superou depois de algum tempo. E casou-se novamente com Agnes com quem passou o restos de seus dias.e com quem foi muito feliz.



    TURMA: 9ºA

    Nome: Debora
    Nome: Daiane
    Nome: Felipe Mateus
    Nome: Isaque
    Nome: Rayane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei meninos do grupo da Débora!No princípio eu achei que vocês apenas escreveriam sobre a personagem Peggoty, já que colocaram um título com o nome dela no início do texto.Percebo que mudam completamente para a história de David.O texto apresenta erros no registro dos nomes dos personagens e lugares da narrativa. Esqueceram a acentuação e grafia correta de algumas palavras, como vendo-se (vedo-se).Numa próxima postagem acredito que se sairão melhor. Obrigada!

      Excluir
  13. Nós achamos a história do David CopperfielD muito boa:por que ele veio no mundo numa sexta-feira treze,muitas pessoas disseram que ele
    seria muito infeliz.
    ele mudou de vida foi para uma escola longe da qui
    mas a família dele tinha ido para yarmouth ele encontrou uma menina ele desistiu de sua viagem para ficar com agnes.
    CARLOS,MAICON ,JONHATAM,YURI.9D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meninos do grupo do Carlos. Gostei da introdução da atividade, porém no segundo parágrafo as informações pareceram confusas e fugindo do texto que lemos.Também notei erros que comentamos ainda hoje na escola como o início dos textos com letra maúiscula e cuidado com a ortografia.Espero que numa próxima atividade vocês tenham sucesso.Obrigada!

      Excluir
  14. Nós achamos o personagem David Copperfield bom, e falaremos dele, ele foi uma pessoa muito vitoriosa que acabou bem na vida.
    Ele nasceu na sexta-feira treze, todos falaram que iria se dar mal na vida.
    Ele estudou e formou e trabalhou, quando se casou com a primeira mulher ela ficou muito doente e morreu, passaram os tempos e ele se casou de novo e se deu muito bem na vida.
    Amanda karla 9d

    ResponderExcluir
  15. Adorei o livro,acho que devemos fazer mais isso.Uma leitura legal,pelo visto começamos o ano bem ! ANDRÉ 9a

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Seja bem-vindo sempre!