quinta-feira, 10 de maio de 2012

Uma dose de veneno

             Para discutir com os alunos sobre um grande mal que é praticado por muitas pessoas e por que não dizer nós mesmos.É a causa de diversas brigas na porta da escola e pela  vida afora. Escolhi um texto antigo, que não sei a autoria. Ele aborda  o tema de uma forma sutil.
Texto:

                                    Uma dose de veneno
 Falar sobre a vida alheia é, para  certas pessoas uma agradabilíssima diversão. Sentem um prazer todo especial em conhecer os fatos nos seus íntimos detalhes, para poder passá-los para frente – não  sem antes adicionar uma pequena  dose de veneno. Para dar um saborzinho especial ao comentário.
          Apesar de ser um hábito censurável, seus titulares não se intimidam, pois  encontram um público sempre ansioso,  e não  apenas  para ouvir, como para completar a história com observações ainda mais picantes. Além  de ser um passatempo bastante tolo, esse comportamento fomenta a inveja e estimula os pensamentos mesquinhos. Ao invés de elevar, rebaixa seus adeptos e admiradores a um nível medíocre, nada recomendável a pessoas de bom caráter. O pior de tudo é o alvo desse tipo de comentário é,  quase sempre, a pessoa que conseguiu o que  os outros não conseguiram. O sucesso obtido  por um, é invejado por muitos outros. A observação mordaz é o disfarce mais  comuns das piores  dores-de-cotovelo.
           Quando alguém procurá-lo com histórias assim, aproveite para “desativar  a bomba”. Inverta o tom da conversa, e responda  ao tom sarcástico com um sonoro elogio. Desconcerte o comentário maldoso com uma reação extremamente positiva. Vai funcionar. Você vai  fazer com que  a pessoa  reavalie seu comportamento, deixando  bem claro, mas com muita  diplomacia que esse tipo de atividade é incompatível com pessoas de bem.
Autor  desconhecido


Encontrado no Facebook



11 comentários:

  1. Texto perfeito e verdadeiro, Andréa. Vou trabalhar com os meus alunos. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Keila!Concordo contigo que o texto é muito verdadeiro. Trabalharei em breve com algumas turmas. Tomara que o resultado seja bacana para os meus e os seus alunos!Um grande beijo!

      Excluir
  2. Os textos tratam de um Habito de baixo nível que esta sendo muito comum e gerando até a morte.Acaba afetando as pessoa de bom caráter.E comum que ao autores falem mal e aumentem para piorar a situação,por que as pessoas caluniadas.Que conseguiram o que eles não conseguiram.
    Alunas:Amanda Tavares Nunes de Souza , Brenda Loraine
    Turma:9 ano C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda e Brenda! O texto que corrigimos em sala estava mais claro na exposição das ideias.Apesar dos erros de ortografia, captaram a mensagem. Obrigada!

      Excluir
  3. Os dois texto tratam de um problema que vem cresendo dia apois dia cem controle em todos os lugares deichado para trais vida destruida.Quando esse autores falam da vida alheia e uma forma de demostra inveja da outra pessoa ou por diversão.
    Alunos:joão pedro,bruno,marlon,Dieson truma:9 ano C

    ResponderExcluir
  4. meninos do grupo do João. O comentário poderia ser mais trabalhado. De novo pedi a voc~es que ficassem atentos aos erros de ortografia antes da postagem.Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Escola Estadual Juquinha de Almeida
    A relação existentes entre esses dois textos é a hipótese de uma pessoa que não tem nada para fazer a não ser cuidar da vida das outras pessoas , uma pessoa completamente fofoqueira.
    Casos assim acontecem muito nos dia de hoje e até podem gerar atritos e guerras entre as pessoas.
    E o que eu entendi no texto é em como desconcertar o fofoqueiro ,é da seginte maneira , quando nos preucurarem para fazer uma fofoca é só aproveitarmos para desativarmos a bomba . Invertendo o tom para conversar , e respondermos em um tom sarcástico com um sonoro elogio.
    Assim podemos desconcertar o comentário desnecessário em uma reação positiva.
    Existe várias pessoas que não cuidam de si mesmo e acabam se prejudicando no futuro.
    Como se diz o ditado popular:"Quem te matou caveira? Foi a língua! ".
    Aluna: Sarah G.Pinto Turma:9 ano B

    ResponderExcluir
  6. O texto fala sobre um assunto muito comentado, a fofoca, No texto a fofoca é tratada como uma dose de veneno. E a fofoca pode atrapalhar a vida de muitas pessoas.
    As pessoas que participam da fofoca deveriam procurar outra coisa para ocupar sua cabeça e não fazer comentários sobre a vida alheia de outras pessoas para prejudica-la.
    Apesar de seu um hábito feio, seus titulares não se intimidam , pois sempre encontram em público ansiosos para ouvir e cometar acontecidos e inventados sobre a VIDA ALHEIA

    No nosso ponto de vista não achamos certo estes comentários sobre a vida alheia, pois sempre terá um maior prejudicado na história.

    Nomes: Túlio Marques & Milene Carolina
    Turma: 9ºB Nºs:34 e 26
    E.E.Juquinha de Almeida.
    28/05/2012

    ResponderExcluir
  7. Professora ta sendo muito divertido fazer esse trabalho com vocês no Blog =D

    ResponderExcluir
  8. Professora está sendo muito divertido participa ,Destas postagem no Blog ♥

    ResponderExcluir
  9. Esses dois textos,são relacionados a coisa
    que de fato acontece no dia-a-dia:"A FOFOCA".
    A "FOFOCA",ela e traiçoeira,muitas vezes quando
    acontece a fofoca as pessoas vão falando casa em casa
    e sempre dando uma encrementada na conversa e isso gera
    tumulto.
    Muitas vezes ela gera também violência até morte.As pessoas
    deveriam arrumar algo para fazer ao inves de ficarem se importando
    com a vida alhei.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário! Seja bem-vindo sempre!